25 julho 2007

No ar: sorrisos - Capítulo 2

imagem: Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Alegre, de onde partiu o vôo 3054, da TAM.
.
A sala de embarque estava cheia. Passageiros de vários vôos duelavam por poltronas, sem saber por quanto tempo esperariam. Nada adiantara chegar cedo: Joelma apoiou-se na coluna, próximo a um enorme vaso onde uma planta raquítica sobrevivia. Abriu seu livro, pensou na filha e passou-lhe pela memória a imagem de Bruno, seu ex-marido que agora estava na China. Bruninha com seu pai distante... Sentiu-se culpada, fechou o livro que nem lera a primeira palavra e rodou seus olhos pelo ambiente. Com freqüência via em outros homens o rosto de Bruno, como se fosse uma imagem que vagava permanentemente em sua memória. Porém, quando Itamar se aproximou com um sorriso e um bombom na mão, a figura desfez-se de imediato e, como se sempre o tivesse conhecido sem nunca tê-lo encontrado, entregou seu sorriso.


Itamar havia perdido o seu vôo, mas como isso era tão normal para ele, nem se incomodava. Sabia que a funcionária da companhia já asseguraria sua poltrona, conforme havia combinado há quase dois anos de vôos semanais a São Paulo. O lugar ao lado de Joelma não foi por sua interferência e pedido. Quis o destino acomodá-los juntos. Não foi difícil percebê-la em pé na lateral da sala. Com um livro na mão, o cabelo liso e longo que emoldurava um rosto alvo e de traços delicados, lá estava ela. Aproximou-se, sorriu. Ainda sobrara um bombom que tinha guardado para o vôo, mas achou melhor investi-lo numa apresentação diferente. Quando ela lhe retribuiu o sorriso pode perceber os olhos verdes e brilhantes flanando sobre a voz delicada, que num sotaque porto-alegrense, disse:
- Obrigada, estranho!

19 julho 2007

No ar: perfume - Capítulo 1

imagem: Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Alegre, de onde partiu o vôo 3054, da TAM.
.
Joelma lia seu livro na fila do check in do aeroporto. Chegara com antecedência, mas enfrentava a fila com naturalidade. Passava seus olhos pelas páginas, mas volta e meia seus olhos se perdiam nas linhas e seu pensamento fugia para Amanda, sua pequena filha que ficara na casa da avó. “Mulheres separadas se adaptam”, havia dito à chefe antes da viagem inesperada à São Paulo.

Itamar veio correndo e já estavam chamando seu vôo quando chegou ao balcão da companhia aérea. Viu Joelma na fila e se encantou. Sentiu o perfume e esqueceu-se da correria que fizera para chegar ali. Ao ser atendido, a funcionária lhe sorriu como de costume, afinal estava acostumada a vê-lo todas as terças-feiras no mesmo vôo. Ele lhe trouxe o bombom de sempre e disse: “Me põe ao lado dela”. A senhora piscou-lhe de volta, agradeceu o bombom e disse: “tenha uma boa viagem, senhor”.

15 julho 2007

Olegária vem aí



Em frente à televisão, ela assistia à novela. Olhos atentos, neurônios sintonizados, emoções vibrando pelo desenrolar da estória. Mas sua história pode ser muito mais interessante...

Veja o lançamento no novo blog de Sílvio Vasconcellos (Contos & Encontros) e de Lu Cordeiro (Nas Esquinas da Farme), dia 25/07/2007.
Vá lá conferir!